11/11/2011 00h01
Relógio fará contagem regressiva dos
F A L T A M = '944 - D I A S'
mil dias para Copa 2014 em Salvador
desta sexta, no Dique do Tororó.
Em forma de berimbau, estrutura foi montada
em frente à Arena Fonte Nova.
Relógio foi instalado em frente à Arena Fonte Nova
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Começou a funcionar nesta sexta-feira (16), em Salvador, o relógio que fará a contagem regressiva dos mil
dias até a Copa 2014. Em forma de
berimbau, instrumento típico das rodas de capoeira, o relógio foi
instalado no Dique do Tororó, um dos pontos turísticos da cidade, conhecido pela visitação de baianos e estrangeiros a imagens de orixás.
O local escolhido fica em frente às obras da Arena Fonte Nova, onde
serão realizados os jogos do Mundial na capital baiana. O relógio
começou a contagem regressiva pouco depois das 8h, com a presença de
autoridades da Prefeitura e do Govêrno do Estado. Também foram
realizadas atividades culturais, como rodas de capoeira e outras
manifestações da tradição baiana.
E S P O R T E S
BRASILEIRÃO/2011 - 32a.
Rodada
29-30/10/2011
Índice:
1]-Brasileirão/2011
2]-Loteca/CAIXA
3]-Copa Sul Americana
4)-F-1- GP Índia
Pitacos ( ):
1]-Vasco/RJ(2)0X0(2)São Paulo/SP; 2]-Grêmio/RS(1)4X2(1)Flamengo/RJ;
3]-Atlético/MG(1)2x1(1)Palmeiras/SP; 8]-Coritiba/PR(3)3x1(1)América/MG;
9]-Figueirense/SC(1)2X1(2)Bahia/BA; 10]-Atlético/GO(2)0x1(1)Internacional/RS;
11]-Ceará/CE(2)1x2(2)Fluminense/RJ; 12]-Santos/SP(3)4x1(1)Atlético/PR;
13]-Botafogo/RJ(1)1x0(2)Cruzeiro/MG; 14]-Corinthians/SP(2)2X1(0)Avaí/SC.
Participe: Dê seus pitacos, no final desta postagem, faça seus comentários,
critique, elogie, dê sugestões sobre o Blog.
Acertos: 4 pitacos certos, sendo 1 cravado.
Observação: Os comentários sobre
cada jogo, está na indicação para a
O Caminho das 'pedras' para o Título:
Meus amigos, abaixo os
7 Clubes, que ainda têm chances de conquistar o título, na minha opinião, restando 10 rodadas para se conhecer o grande
Campeão. Aqui você pode acompanhar, rodada a rodada, as chances de cada um. Se
o seu time está entre eles, boa sorte.
1o.]-Corinthians0x2 Botafogo-C; 1x0
Cruzeiro-F;1x1 Internacional-F
x Avaí-C; 2X1 América/MG-F; x Atlético/PR-C; x Ceará-F; x Atlético/MG-C; x Figueirense-F; x Palmeiras-C. = 58 Pts - 1o. lugar, 17 vitórias
x Avaí-C; 2X1 América/MG-F; x Atlético/PR-C; x Ceará-F; x Atlético/MG-C; x Figueirense-F; x Palmeiras-C. = 58 Pts - 1o. lugar, 17 vitórias
2o.]-Vasco 2x2 Atlético/PR-F; 2x0
Atlético/MG-C; 2x0 Bahia/BA-F;
0X0 São Paulo-C; x Santos-F; x Botafogo-C; x Palmeiras-F; x Avai-C; x Fluminense-F; x Flamengo-C. - 58 Pts - 2o. Lugar, 16 vitórias
0X0 São Paulo-C; x Santos-F; x Botafogo-C; x Palmeiras-F; x Avai-C; x Fluminense-F; x Flamengo-C. - 58 Pts - 2o. Lugar, 16 vitórias
3o.]-São Paulo 0x0 Internacional-C; 0x3 Atlético/GO-F; 0x0 Coritiba-C;
0X0 Vasco-F; x Bahia-F; x Avaí-C; x Atlético/PR-F; x América/MG-C; x Palmeiras-F; x Santos-C. = 49 Pts - 6o. Lugar - 13 vitórias
0X0 Vasco-F; x Bahia-F; x Avaí-C; x Atlético/PR-F; x América/MG-C; x Palmeiras-F; x Santos-C. = 49 Pts - 6o. Lugar - 13 vitórias
4o.]-Flamengo 1x1 Palmeiras-C; 1x0
Ceará-F; 1x1 Santos-C; 2X4
Grêmio-F; x Cruzeiro-C; x Coritiba-F; x Figueirense-C; x
Atlético/GO-F; x Internacional-C; x Vasco-F. = 52 Pts. 4o. Lugar, 13 vitórias
Grêmio-F; x Cruzeiro-C; x Coritiba-F; x Figueirense-C; x
Atlético/GO-F; x Internacional-C; x Vasco-F. = 52 Pts. 4o. Lugar, 13 vitórias
5o.]-Botafogo 2x0 Corinthians-F; 2x0
Atlético/PR-C; 2x3 Avaí-F; 1x0 Cruzeiro-C; x
Figueirense-C; x Vasco-F; x América/MG-F; x
Internacional-C; Atlético/MG-F; x Fluminense-C 0x2 Santos-F (Jg. atr)
= 55 Pts. 3o. Lugar, 16 vitórias.
= 55 Pts. 3o. Lugar, 16 vitórias.
6o.]-Fluminense 3x1 Coritiba-C; 2x1 Palmeiras-F; 0x2 Atlético/MG-C;
2x1 Ceará-F; x Internacional-F; x América/MG-C; x Grêmio-C; x Figueirense-F; x Vasco-C; x Botafogo-F. = 53 Pts. 5o. Lugar, 17 vitórias
2x1 Ceará-F; x Internacional-F; x América/MG-C; x Grêmio-C; x Figueirense-F; x Vasco-C; x Botafogo-F. = 53 Pts. 5o. Lugar, 17 vitórias
7o.]-Internacional 0x0 São Paulo-F; 4x2
Avaí-C;1x1 Corinthians-C; 1x0 Atlético/GO-F; x Fluminense-C;
x Cruzeiro-F; x Bahia-C; x Botafogo-F;
x Flamengo-F; x Grêmio-C. = 51 Pts. 7o. Lugar, 13 vitórias.
Meus Amigos do Brasil, me atrevo a dizer que, após o golaço do Alex contra o Inter, que o Timão coloca uma mão na taça, apesar da grande vitória do Vasco na Bahia. - Analisem o caminho das pedras e tirem suas conclusões.
* TAÇA LIBERTADORES
* SUL-AMERICANA *
REBAIXADOS
PALPITES PARA LOTECA DA CAIXA
RESUMO DA RODADA
30/10/2011 08h05
Jogos no Pacaembu centralizam as
polêmicas do apito na rodada#32
Vitórias de Santos e Corinthians sobre Atlético-PR e Avaí são marcadas
por muitas reclamações contra a arbitragem. Assista aos lances
Não foi só a brilhante atuação de Neymar que chamou a atenção na vitória do Santos sobre o Atlético-PR na 32ª rodada do Brasileirão. O desempenho do trio de arbitragem comandado por Francisco Carlos Nascimento (AL) foi alvo de muitas reclamações de ambos os lados por conta de lances polêmicos - todos com interferência direta no resultado da partida realizada no sábado.
Curiosamente, outro jogo que deu margem para muitas contestações também foi realizado no Pacaembu, no dia seguinte. Leandro Vuaden (RS) comandou o duelo entre Corinthians e Avaí, em que pelo menos três lances foram alvo de polêmica, um deles no gol do time catarinense.
Nos dois jogos realizados no Rio de Janeiro, Botafogo e Vasco também chiaram contra os homens do apito. Assista abaixo aos lances polêmicos do fim de semana.
Santos 4 x 1 Atlético-PR
Logo com 1 minuto de jogo, a partida entre Santos e Atlético-PR teve sua primeira polêmica. Cléber Santana deu um tranco de ombro em Neymar, e o árbitro Francisco Carlos Nascimento (AL) entendeu que houve pênalti e apontou a marca da cal. O lance, que resultou no primeiro gol do Santos no jogo, foi considerado como normal por Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem (clique aqui e confira a análise).
Ainda no primeiro tempo, mais polêmica. Neymar recebeu livre na área e empurrou para a rede, no que seria seu segundo gol. O bandeirinha confirmou o gol, mas o árbitro Francisco Carlos Nascimento optou pela anulação, alegando que Alan Kardec estava impedido e participava do lance. Na opinião de Gaciba (confira aqui a análise), a marcação foi errada. Kardec não participa efetivamente da jogada.
Novo pênalti para o Santos. Desta vez, Cléber Santana deslocou Edu Dracena dentro da área. Ao contrário da primeira penalidade, a arbitragem acertou em sua decisão, atesta Leonardo Gaciba. O comentarista acredita que Cléber Santana empurrou, com a mão, Edu Dracena na jogada. Neymar cobrou e fez o segundo gol dele e do Peixe na partida (confira o que disse Leonardo Gaciba sobre o lance).
De longe, é difícil enxergar. Mas com a imagem fechada, é possível ver que é um toque de Neymar que faz o zagueiro Manoel ir ao chão no lance do terceiro gol santista. Leonardo Gaciba explica que, mesmo sem ter tido a intenção, Neymar cometeu falta no zagueiro. Por conta disto, o lance deveria ter sido paralisado pela arbitragem (confira o vídeo com as palavras de Gaciba sobre o lance).
Botafogo 1 x 0 Cruzeiro
Perto do fim do primeiro tempo, Diego Renan, do Cruzeiro, chutou a bola para trás, na direção do próprio gol, e o goleiro Fábio pegou com as mãos. O árbitro Wilton Pereira Sampaio (DF) mandou o lance seguir, o que causou uma reação enfurecida do técnico Caio Júnior, do Botafogo (acabou expulso). Para Leonardo Gaciba, a reação do treinador foi injustificada. O comentarista acredita que o recuo não foi intencional e, por isso, nada deveria ser marcado (análise de Gaciba aqui).
Corinthians 2 x 1 Avaí
William, do Avaí, recebeu a bola na área corintiana. A imagem mostra: o centroavante avaiano estava pouco à frente do último homem da linha de defesa corintiana (sem contar o goleiro). William, então, ajeitou a bola para Robson marcar. O gol deveria ter sido anulado por impedimento, atesta Leonardo Gaciba (confira as explicações do comentarista de arbitragem).
No mesmo jogo, outro lance polêmico. Lincoln disparou e foi derrubado pelo corintiano Leandro Castan. O árbitro Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) entendeu que o zagueiro interrompeu com falta uma chance clara de gol do Avaí e deu cartão vermelho direto para Castan. Leonardo Gaciba acredita que houve excesso de rigor por parte do juiz. (assista à explicação de Leonardo Gaciba).
No fim da partida no Pacaembu, após uma disputa de bola, Emerson, do Corinthians, chutou a bola na direção de Daniel, do Avaí, que estava caído. Na sequência, ainda pisou o adversário. O árbitro Vuaden se limitou a dar cartão amarelo ao corintiano, atitude que o comentarista Gaciba considerou inadequada. O lance seria passível de cartão vermelho para o atacante (clique e confira o que diz Gaciba sobre o lance).
Vasco 0 x 0 São Paulo
O Vasco reclamou muito da arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) na partida contra o São Paulo, em São Januário. O principal motivo é o lance ao lado, no qual Juan se enrosca com Allan, que cai dentro da área. Arnaldo Cézar Coelho analisa o caso e acredita que um pênalti deveria ter sido marcado a favor do time carioca. (Aqui, Gaciba opina e também considera que houve pênalti no lance).
30/10/2011 08h05
Admirador de Ronaldinho Gaúcho,
Celso Roth comemora reencontro
Técnico do Grêmio comandou o jogador por quase três temporadas
Ronaldinho Gaúcho recebeu de Sebastião Lazaroni a primeira oportunidade no grupo profissional do Grêmio. Mas logo o técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1990 deu lugar a Celso Roth, e o hoje treinador gremista novamente trabalhou com o então promissor meia-atacante durante quase três temporadas.
Estar com o jovem Ronaldinho entre 1998 e 2000 fez de Roth um admirador do hoje craque do Flamengo. Por isso, ele comemora o reencontro com o jogador, marcado para as 16h do próximo domingo, no Estádio Olímpico, quando as duas equipes se enfrentarem pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
- O reencontro com o Ronaldo...eu não tinha pensado nisso, ainda. É bom porque tenho boas lembranças do Ronaldo. Trabalhamos juntos no segundo semestre de 98, 1999, 2000...tive a oportunidade de trabalhar com ele com 17, 18, 19 anos, e agora vou encontrá-lo com 30. Ele é um cidadão do mundo, um jogador espetacular, nem preciso falar isso. O reencontro será bom, mas no jogo não quero que ele vá tão bem assim. Será bom porque ele é uma pessoa que admiro muito - disse, após o treino da tarde desta terça.
Referindo-se ao jogador sempre pelo nome - Ronaldo, sem o diminutivo com o qual se consagrou - Roth se mostrou feliz ao considerar que ele recuperou a alegria de jogar no retorno ao Brasil.
- O que mudou? O mundo, porque o Ronaldo conquistou o mundo. Ele será considerado um extra-classe por muito tempo. Mais recentemente o que mudou, e eu fico muito feliz, é o Ronaldo ter recuperado a alegria de jogar futebol. Parece estar se sentindo muito bem no Flamengo, e o retorno à Seleção Brasileira deu essa alegria...e trouxe à Seleção um equilíbrio. Tomara que continue assim.
Roth preferiu se manter afastado da polêmica provocada no início deste ano. Afinal, os gremistas querem "revanche" após verem Ronaldinho Gaúcho trocar iminente acerto com o Grêmio pela camisa do Flamengo. Para o treinador, esse assunto compete à diretoria do clube:
- Não tem repercussão nenhuma. Todo profissional tem direito à escolha. Estamos em um momento de democratização fantástica com a internet, todo mundo fala o que quer a hora que quer. Sobre o que aconteceu no início do ano, isso é coisa para a direção.
Números indicam que Vasco não é
dependente de Diego Souza
Percentual de aproveitamento vascaíno sem o
meia é maior do que com ele jogando
.
Mesmo com a partida diante do Aurora-BOL pela Copa Sul-Americana, nem todos no Vasco esquecem o confronto de domingo contra o São Paulo, em São Januário, pois muitos jogadores dos titulares não atuarão frente aos bolivianos nesta quarta-feira. A preocupação dos vascaínos no final de semana passa pelas ausências dos suspensos Fagner e Diego Souza, jogadores que vêm sendo decisivos nos últimos jogos, com o destaque para o camisa 10.
Desde que estreou no clube em março – vitória por 2 a 0 contra o Botafogo -, Diego foi importante para a conquista da Copa do Brasil e na trajetória vitoriosa que o Cruz-Maltino apresenta neste Brasileiro. O apoiador, que por vezes atua como atacante, é o artilheiro do elenco no ano com 15 gols.
Entretanto, a torcida vascaína não precisa se desesperar pela ausência de Diego. A estatística do time sem o meia demonstra que a força do Vasco está no conjunto. Dos cinco jogos em que o camisa dez não atuou no Brasileirão, em três deles a equipe saiu vencedora, empatando uma e perdendo outra, um aproveitamento de 66,67% superior ao de 60,5% de quando Diego esteve em campo.
- O Vasco está onde está, pois tem um grupo grande, de qualidade. Podemos não ter uma grande estrela que jogue sozinho ou que faça a diferença sempre, mesmo com o Diego se destacando de uma forma bem acima da média, mas temos um conjunto muito forte – salientou Juninho Pernambucano, que retorna ao time contra o Aurora-BOL.
Ao mesmo tempo em que Juninho enalteceu o poderio coletivo do time de Cristóvão Borges, o Reizinho não nega a importância e a qualidade que o apoiador tem na equipe. O gol de biquinho, que selou a vitória do Cruz-Maltino diante do Bahia na última rodada, fez o capitão se lembrar de um outro grande artilheiro.
- Daquela situação o Romário fez vários gols. Não é fácil de fazer. O que ele fez é o que ele tinha que fazer. O Diego teve a formação no futsal e sempre brincamos que quem passa no salão tem uma qualidade técnica superior. Espero que ele faça mais desse tipo – observou o camisa 8 da Colina. - O lateral-direito Fagner fez coro com o meio-campo ao elogiar o gol de Diego Souza. - É complicado, difícil você poder pegar certinho na bola. Tem que ter qualidade – declarou o lateral-direito Fagner.
Números do Vasco no Brasileiro:
Jogos: 31 = Vitórias: 16 = Empates: 9 = Derrotas: 6 = Aproveitamento: 61,3%
Com Diego: Jogos: 26 = Vitórias: 13 = Empates: 8 = Derrotas: 5 = Aproveitamento: 60,5%
Sem Diego: Jogos: 5 = Vitórias: 3 = Empates: 1 = Derrotas: 1 = Aproveitamento: 66,67%.
Desde que estreou no clube em março – vitória por 2 a 0 contra o Botafogo -, Diego foi importante para a conquista da Copa do Brasil e na trajetória vitoriosa que o Cruz-Maltino apresenta neste Brasileiro. O apoiador, que por vezes atua como atacante, é o artilheiro do elenco no ano com 15 gols.
Entretanto, a torcida vascaína não precisa se desesperar pela ausência de Diego. A estatística do time sem o meia demonstra que a força do Vasco está no conjunto. Dos cinco jogos em que o camisa dez não atuou no Brasileirão, em três deles a equipe saiu vencedora, empatando uma e perdendo outra, um aproveitamento de 66,67% superior ao de 60,5% de quando Diego esteve em campo.
- O Vasco está onde está, pois tem um grupo grande, de qualidade. Podemos não ter uma grande estrela que jogue sozinho ou que faça a diferença sempre, mesmo com o Diego se destacando de uma forma bem acima da média, mas temos um conjunto muito forte – salientou Juninho Pernambucano, que retorna ao time contra o Aurora-BOL.
Ao mesmo tempo em que Juninho enalteceu o poderio coletivo do time de Cristóvão Borges, o Reizinho não nega a importância e a qualidade que o apoiador tem na equipe. O gol de biquinho, que selou a vitória do Cruz-Maltino diante do Bahia na última rodada, fez o capitão se lembrar de um outro grande artilheiro.
- Daquela situação o Romário fez vários gols. Não é fácil de fazer. O que ele fez é o que ele tinha que fazer. O Diego teve a formação no futsal e sempre brincamos que quem passa no salão tem uma qualidade técnica superior. Espero que ele faça mais desse tipo – observou o camisa 8 da Colina. - O lateral-direito Fagner fez coro com o meio-campo ao elogiar o gol de Diego Souza. - É complicado, difícil você poder pegar certinho na bola. Tem que ter qualidade – declarou o lateral-direito Fagner.
Números do Vasco no Brasileiro:
Jogos: 31 = Vitórias: 16 = Empates: 9 = Derrotas: 6 = Aproveitamento: 61,3%
Com Diego: Jogos: 26 = Vitórias: 13 = Empates: 8 = Derrotas: 5 = Aproveitamento: 60,5%
Sem Diego: Jogos: 5 = Vitórias: 3 = Empates: 1 = Derrotas: 1 = Aproveitamento: 66,67%.
* Meus Amigos do Brasil, primeiramente, devo dizer-lhes que estatísticas não entram em campo, consequentemente, não ganham e nem perdem jogos. O que conta, a bem da verdade, é a presença ou não, do 'fora de série' em campo. Outra tese que não aceito, é a do nosso amigo Renato Maurício Prado - comentarista do SporTV - que está querendo tirar a possibilidade de título do Corinthians, dizendo que contra, os 7 últimos adversários do Timão, este conseguiu apenas 8 pontos. Na verdade o que o Sr. Renato pretende, é 'exorcisar fantasmas' em favor dos times do Rio. E isto fica bem claro. Falei!...
CLASSIFICAÇÃO |
P
|
J
|
V
|
E
|
D
|
GP
|
GC
|
SG
|
%
| |
1
| Corinthians |
58
|
32
|
17
|
9
|
8
|
46
|
32
|
14
|
60.4
|
2
| Vasco |
58
|
32
|
16
|
10
|
6
|
49
|
35
|
14
|
60.4
|
3
| Botafogo |
55
|
32
|
15
|
7
|
9
|
49
|
37
|
12
|
57.3
|
4
| Fluminense |
53
|
32
|
17
|
2
|
13
|
46
|
41
|
5
|
55.2
|
5
| Flamengo |
52
|
32
|
13
|
13
|
6
|
52
|
43
|
9
|
54.2
|
6
| Internacional |
51
|
32
|
13
|
12
|
7
|
52
|
38
|
14
|
53.1
|
7
| São Paulo |
50
|
32
|
13
|
11
|
8
|
45
|
38
|
7
|
52.1
|
8
| Figueirense |
50
|
32
|
13
|
11
|
8
|
42
|
38
|
4
|
52.1
|
9
| Grêmio |
46
|
32
|
13
|
7
|
12
|
40
|
42
|
-2
|
47.9
|
10
| Santos |
45
|
32
|
13
|
6
|
13
|
47
|
46
|
1
|
46.9
|
11
| Coritiba |
45
|
32
|
12
|
9
|
11
|
50
|
38
|
12
|
46.9
|
12
| Atlético/GO |
42
|
32
|
11
|
9
|
12
|
41
|
38
|
3
|
43.8
|
13
| Palmeires |
41
|
32
|
9
|
14
|
8
|
37
|
34
|
3
|
42.7
|
14
| Atlético/MG |
36
|
32
|
10
|
6
|
16
|
39
|
49
|
-10
|
37.5
|
15
| Bahia |
36
|
32
|
8
|
12
|
12
|
35
|
41
|
-6
|
37.5
|
16
| Cruzeiro |
34
|
32
|
9
|
7
|
16
|
37
|
42
|
-5
|
35.4
|
17
| Ceará |
32
|
32
|
8
|
8
|
16
|
37
|
54
|
-17
|
33.3
|
18
| Atlético-PR |
31
|
32
|
7
|
10
|
15
|
31
|
49
|
-18
|
32.3
|
19
| Avaí |
29
|
32
|
7
|
8
|
17
|
43
|
67
|
-24
|
30.2
|
20
| América-MG |
25
|
32
|
4
|
13
|
15
|
41
|
57
|
-16
|
26
|
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols
próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento.
Artilheiros: Com 22 gols: Borges (Santos); Com 13 gols: Deivid (Fla), Fred (Flu), Leandro Damião (Inter) e Ronaldinho
(Fla), William (Avai); Com 12 gols: Louco Abreu (Bota), Montillo (Cruzeiro); Com 11 gols: Neymar (Santos); Com 10 Gols: Anselmo (Atl/Go),
Bill (Coritiba), Diego Souza e Elton (Vasco), Kempes (Ame/MG), Liédson (Corinthians); Com 9 gols: André Lima (Grê), Julio Cezar (Fig.), Marcos Aurélio
(Coritiba), Rafael Moura (Flu), Thiago Neves (Fla); Com 8
gols: Dagoberto (SP), D'Alessandro
(Inter), Elkson (Bota), Luan (Pal), Oscar (Inter), Rafael Sobis (Flu), Souza (Bahia), Washington (Ceará), Welington Nem (Fig); Com 7
gols: Alessandro (Am/MG), Anselmo Ramon (Cruz), Douglas (Grê), Herrera
(Bota), Felipe (Atl/GO), Lucas (SP). Mágno Alves (Atl/MG), Paulinho (Corinthians); Com 6 gols: Alex (Corinthians), Jobson (Bahia), Rafael
Coelho (Avaí), Rodriguinho (Am/MG), Willian
(Corinthians); Com 5 Gols: Alex
(Bota), Anderson Aquino (Coritiba), André Dias (Amé/MG),
Bernardo (Vasco), Bottinelli (Fla), Emerson (Corinthians), Juninho (Ba), Marcelo Nicácio
(Cea), Marcos Assumção (Pal), Robson (Avaí); Com 4 gols: Alex (Bota), Chicão (Corinthians), Dedé (Vasco), Casemiro
(SP), Eder Luís (Vasco), Emerson (Coritiba), Jael (Fla), Juninho (Atlé/GO),
Juninho Pernambucano (Vasco), Marcinho (Atl/PR),
Marlos (SP), Renato Abreu (Fla), Rivaldo (SP), Rodriguinho (Amé/Mg), Wallyson
(Cruzeiro).
LOTECA DA C A I X A
A CAMINHO DE SEUS 42 ANOS
PALPITES PARA LOTECA DA CAIXA
Loteca - Concurso - 486 - Jogos
- Colunas: |Um=1|Meio=X|Dois=2|
1]-VASCO/RJ0X0SÃO PAULO/SP: Vasco 1o. C/16V/9E/6D=57P. SP. 6o.C/13V/10E/8D
=49P. O Vasco melhorou suas chances para a conquista do título. Porém, não tem se apresentado bem em casa e não contará com Diego Souza e Fagner, 2 peças impor-
tantes de seu time. Por sua vez, o Tricolor tem jogado bem fora, sendo o time de melhor aproveitamento como visitante, e estará motivado com 'novo' o treinador - Emerson Leão. Triplo. Col. 1X2;
2]-GRÊMIO/RS4X2FLAMENGO/RJ: Grêmio 9o. C/12V/7E/12D=43P. Fla. 4o. C/13V/13E
/5D=52P. O Grêmio terá todos os titulares, e seu único objetivo é somar o maior número
de pontos e se manter em uma boa posição na Sul Americana, uma vez que não tem
mais chances de alcançar o G-5. O Mengão sonha ainda com o título. Para isso precisa vencer ou vencer. Jogo duro. Vitória do Grêmio ou empate. Col. 1X;
3]-ATLÉTICO/MG2x1PALMEIRAS/SP: Atl. 16o.C/9V/6E/16D=33P. Palm 13o.C/9V/14E/ 8D=41P. O Galo continua sua luta para fugir do Z-4, de onde conseguiu se livrar nesta semana, depois de algum tempo, e não pretende voltar mais. Já o Verdão está em queda
livre e precisa se segurar, senão fica fora, até da Sul Americana. Outra pedreira. Triplo.
Col. 1X2;
4]-NÁUTICO/PE2x0SPORT/PE: O Náutico 3o. C/14V/11E/7D=53P. Sport 5o.C/13V/9E
/10D=48P. Será o clássico mais importante dos últimos tempos, entre os 2 times. Pois
uma vitória do Náutico, praticamente, consolidará sua presença no A-4. Uma vitória do
Rubro Negro, será um grande passo para seu ingresso no A-4. Tenho duas indicações
para o apostador. Se a grana alcançar, triplo. Do contrário Náutico ou empate. Col. 1X;
5]-ABC/RN1x1ASA/AL: Abc. 14o. C/10V/12E/10D=42P. ASA 15o.C/11V/8E/13D=41P.
O Abc não deverá perder a oportunidade de somar 3 pontos em cima de um concorrente direto, na fuga do Z-4. A diferença numérica entre os 2, é de apenas 1 ponto. Vitória do
Abc. Col. 1;
6]-PARANÁ/PR2x2SÃO CAETANO/SP: PR. 10o. C/12V/8E/12D=44P. S. Caet. 12o. C/
10V/13E/9D=43P. É a última oportunidade do Paraná se aproximar do A-4, uma vez que, ainda pensa nesta hipótese, portanto, só a vitória interessa. Mas o Azulão por sua vez, depois de muita luta, conseguiu se afastar do Z-4, e, obviamente, pretende continuar fora dele. Vitória do Paraná ou empate. Col. 1X;
7]-BRAGANTINO/SP1x1ICASA/CE: O Braga 6o. C/13V/9E/10D=48P. ICASA 17o.C/9V /12E/11D=39P. O Braga, com certeza, não perderá a oportunidade de somar mais 3
pontos, para buscar uma vaga no A-4, e tem todas as chances para isso. Vitória do
Bragantino. Col. 1;
8]-CORITIBA/PR3x1AMÉRICA/MG: Coritiba 11o.C/11V/9E/11D=42P. Amé. 20o. C/4V/
13E/14D=25P. O Coxa deverá vencer o Coelho, uma vez que em casa, a torcida exige vitórias sempre, mesmo sabendo que não tem mais chances de alcançar o G-5. América tem feito boas partidas, mas está virtualmente rebaixado, portanto, sem motivação. Vitória
do Coritiba. Col. 1;
9]-FIGUEIRENSE/SC2X1BAHIA/BA: Figueira 8. C/12V/11E/8D=47P. Bahia 14o. C/8V/
12E/11D=36P. Para o Figueirense, este é um jogo chave para definir o futuro em relação
a uma possível classificação para a Libertadores. Tem time para vencer o Bahia. Por outro lado, o Tricolor tem feito bons jogos fora. Pelas circunstâncias, vitória do Figueira ou empate. Mas cuidado... é uma ótima zebra. Col. 1X;
10]-ATLÉTICO/GO0x1INTERNACIONAL/RS: Atl. 12o.C/11V/9E/11D=42P. Inter 7o.C/12V /12E/7D=48P. A intenção do Atlético, é manter sua boa campanha. E, jogando em casa é
muito difícil ser batido. O Inter vai jogar desfalcado de 3 peças importantes: o zagueiro Rodrigo Moledo, o lateral Ney e o meia D'Alessandro. Talvez tenha a volta do artilheiro Leandro Damião. Vitória do Dragão ou empate. Col. 1X;
11]-CEARÁ/CE1x2FLUMINENSE/RJ: Ceará 17o. C/8V/8E/15D=32P. Flu. 5o.C/16V/2E/ 13D=50P. O Ceará chega pela primeira vez ao Z-4, e por essa razão dispensou o treinador Estevam Soares, e para substitui-lo trouxe um velho conhecido - Dimas Filgueiras - que
em 29 anos, assume o Vozão, pela 40a. vez, e com a missão de tirá-lo da situação incômoda em que se encontra. O Flu precisa continuar com sua luta ou pelo título (mais
difícil) ou pela classificação à Libertadores. Triplo. Col. 1X2;
12]-SANTOS/SP4X1ATLÉTICO/PR: Santos 10o.C/12V/6E/13D=42P. Atl.18o.C/7V/10E/ 14D=31P. O Santos deverá vencer o Furacão. Se depender destes pontos, entendo que o Atl. estará rebaixado. Para quem gosta de caçar zebras, é uma boa pedida. Col. 1;
13]-BOTAFOGO/RJ1x0CRUZEIRO/MG: Bota 3o. C/15V/7E/9D=52P. Cruz. 15o.C/9V/7E/ 15D=34P. É a grande oportunidade que o Bota, tem para somar mais 3 pontos, para tentar o título. Só que não vai ser fácil, pois o Cruzeiro quer continuar a reação, somando mais pontos, para melhorar sua campanha. Triplo. Col. 1X2;
14]-CORINTHIANS/SP2X1AVAÍ/SC: Coringão 2o. C/16V/7E/8D=55P. Avaí 19o.C/7V/8E/ 16D=29P. Se o Corinthians quer o título, este é um jogo chave. Terá que vencer de qualquer maneira. Por essa razão, vitória do Timão. Col. 1.
Acertos: 11 pontos, errando 2 secos e 1 duplo.
Os jogos 4 a 7 e 11 a 13, serão realizados no sábado.
A aposta abaixo, com 5 duplos e 4 triplos custa R$ 1.296,00
Previsão de Prêmio do BLOG para o concurso 486 - R$ 1.350.000,00
Estimativa de Prêmio da CAIXA P/(Loteca)*
R$ 1.200.000,00
*para este concurso, a ser realizado em 31/10/2011
Valor acumulado para o próximo concurso 486:
R$ 727.612,62
R$ 1.200.000,00
*para este concurso, a ser realizado em 31/10/2011
R$ 727.612,62
Programação
Concurso número 486 a ser realizado no dia 31/10/2011 (Segunda-Feira):
Jogo
|
Coluna 1
|
X
|
Coluna 2
|
Data
|
Jogo | Coluna 1 | X | Coluna 2 | Data | |||
1 | X | VASCO DA GAMA/RJ | CX | SÃO PAULO/SPX | DOM | ||
2 | CX | GRÊMIO/RS | X | FLAMENGO/RJ | DOM | ||
3 | CX | ATLÉTICO/MG | X | PALMEIRAS/SPX | DOM | ||
4 | CX | NÁUTICO/PE | X | SPORT/PE | SÁB | ||
5 | X | A B C/RN | E | ASA/AL | SÁB | ||
6 | X | PARANÁ/PR | CX | SÃO CAETANO/SP | SÁB | ||
7 | X | BRAGANTINO/SP | E | ICASA/CE | SÁB | ||
8 | CX | CORITIBA/PR | AMÉRICA/MG | DOM | |||
9 | CX | FIGUEIRENSE/SC | X | BAHIA/BA | DOM | ||
10 | X | ATLÉTICO/GO | X | INTERNACIONAL/RSE | DOM | ||
11 | X | CEARÁ/CE | X | FLUMINENSE/RJCX | SÁB | ||
12 | CX | SANTOS/SP | ATLÉTICO/PR | SÁB | |||
13 | CX | BOTAFOGO/RJ | X | CRUZEIRO/MGX | SÁB | ||
14 | CX | CORINTHIANS/SP | AVAÍ/SC | DOM |
Estimativa de Prêmio (Loteca)*
R$ 1.200.000,00
*para este concurso, a ser realizado em 31/10/2011
R$ 1.200.000,00
*para este concurso, a ser realizado em 31/10/2011
Valor acumulado para a faixa 1ª (14 acertos):
R$ 727.612,62
R$ 727.612,62
Valor acumulado para o próximo concurso de final zero (490):
R$ 78.796,27
R$ 78.796,27
Consideram-se os resultados das loterias no tempo regulamentar (portaria 356/87 do ministério da fazenda). A programação das loterias está sujeita a alterações. Confira o bilhete impresso pelo terminal. Ele é o único comprovante da sua aposta.
PREMIAÇÃO DO CONCURSO ANTERIOR
LOTECA DA C A I X A
A CAMINHO DE SEUS 42 ANOS
SEJA BENVINDO AO BLOG!
Em 13 de abril de 1970 foi criada a Loteria Esportiva. Vamos recordar a popular Zebrinha do Fantástico, que anunciava os resultados da loteria esportiva nos anos 70 e 80..
COPA SUL-AMERICANA/2011
Equipe alvinegra abusa dos erros e perde por 4 a 1. Partida é marcada
Wilson Gutiérrez, técnico do Santa Fé: "Por ter trazido o empate do primeiro jogo, a ideia é ganhar. Devemos nos preocupar. Será um jogo aberto. Por isso vamos com a proposta de tentar resolver desde o início".
Caio, atacante do Botafogo: "Devo formar a dupla de ataque com o Alex, então entrosamento não vai ser problema. A gente já mostrou isso contra o Bahia. O Loco até passou por mim e disse que eu tinha que fazer os gols para classificar o time. Mas eu gosto dessa responsabilidade e sei que o Alex gosta também. Tenho certeza que vamos dar conta do recado."* O Santa Fé (COL) nunca chegou às quartas de final da Sul-Americana. Sua melhor campanha foi no ano passado, quando foi eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas.
* O Botafogo tem excelente retrospecto contra equipes colombianas. Em toda a história, o Alvinegro disputou 36 partidas contra times da Colômbia, com 28 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
PREMIAÇÃO DO CONCURSO ANTERIOR
Faixa de premiação | Nº de ganhadores | Valor do Prêmio (R$) |
---|---|---|
1º (14 acertos) | 0 | ACUMULOU = R$ 727.612,62 |
2º (13 acertos) | 9 | 8.755,14 |
PREVISÕES DE PREMIAÇÃO ANTERIOR
Previsão de Prêmio do BLOG para o concurso 485 - R$ 700.000,00
Prêmio Real ACUMULADO Para Concurso 486 - R$ 727.612,62
Estimativa de Prêmio da CAIXA P/(Loteca) Concurso 485*
R$ 600.000,00
*para este concurso, a ser realizado em 24/10/2011
Valor acumulado para o próximo concurso de final cinco (485):
R$ 359.896,78
LOTECA DA C A I X A
Estimativa de Prêmio da CAIXA P/(Loteca) Concurso 485*
R$ 600.000,00 *para este concurso, a ser realizado em 24/10/2011
R$ 359.896,78
A CAMINHO DE SEUS 42 ANOS
SEJA BENVINDO AO BLOG!
Obrigado por sua visita ao Blog!
Salve o endereço nos 'favoritos' e volte sempre.
A Zebrinha da Loteria EsportivaEm 13 de abril de 1970 foi criada a Loteria Esportiva. Vamos recordar a popular Zebrinha do Fantástico, que anunciava os resultados da loteria esportiva nos anos 70 e 80..
COPA SUL-AMERICANA/2011
Flamengo dá adeus à
Sul-Americana com nova derrota para La U
Cheio de reservas, Rubro-Negro tem atuação apagada e, ao menos, não é goleado novamente pelos chilenos: 1 a 0. Willians abusa das furadas
Os reservas do Flamengo cumpriram, nesta quarta-feira, os últimos 90 minutos do clube na edição 2011 na Copa Sul-Americana. Depois de perder por 4 a 0 no Engenhão, o time precisava ao menos devolver o placar no estádio Nacional de Santiago para seguir sonhando com a classificação. Entretanto, o que se viu em campo foi uma atuação sem brilho e uma nova vitória do Universidad de Chile. Desta vez, ao menos, o placar não foi elástico: 1 a 0, gol do volante Díaz, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, La U se classificou para enfrentar o Arsenal, da Argentina, na fase de quartas de final. O primeiro jogo do confronto é já na próxima semana, novamente na capital chilena.
Léo Moura no banco
Apesar de Léo Moura ter viajado para Santiago, o lateral começou no banco de reservas. Willians foi o único jogador que habitualmente é titular a fazer parte do onze inicial rubro-negro. Vanderlei Luxemburgo optou por mandar a campo uma equipe com três zagueiros (David Braz, Angelim e Gustavo). Fierro e Rodrigo Alvim jogaram nas alas, com Maldonado, Willians e Vander no meio. O ataque foi formado por Negueba e Jael.
Os primeiros minutos foram de tímida animação do Flamengo. Negueba deu uma arrancada que acabou em escanteio para o time carioca. Depois, Vander arriscou um chute, fraquinho, que Herrera defendeu sem qualquer dificuldade.
Com todo o Estádio Nacional torcendo a favor, La U tratou de cadenciar o ritmo e não precisou suar muito para abrir o marcador. Aos 22, Díaz pegou uma bola espirrada na entrada da área rubro-negra e soltou a bomba de canhota, sem chances para Paulo Victor. Belo gol, 1 a 0 para os donos da casa.
Willians, para o bem e para o mal
O gol não fez o Flamengo melhorar. Até o intervalo, o time só teve uma chance boa de gol. Willians roubou bola no campo de ataque e arriscou de fora da área, assustando Herrera. Foi o melhor momento do volante, que protagonizou duas furadas bisonhas e ainda ganhou um cartão amarelo em sua participação na etapa inicial.
Antes de ir para o vestiário, o Flamengo ainda ouviu alguns gritos de "olé" da torcida chilena. Na volta para o segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo tratou de mexer: Diego Maurício tomou o lugar de Negueba, enquanto Galhardo substituiu Vander. O jovem lateral passou a ocupar a ala direita, com Fierro passando a atuar mais centralizado.
Com ampla vantagem no marcador (5 a 0 na soma dos resultados), La U manteve sua velocidade de cruzeiro. O time da casa praticamente nunca era ameaçado pelo Flamengo, e tampouco forçava a barra para ampliar o placar.
Na estreia de Leão, São Paulo
perde e se despede da Copa Sul-Americana
Equipe voltou a mostrar deficiências e viu um apenas esforçado Libertad marcar 2 a 0, resultado que levou os paraguaios para as quartas de final
O São Paulo perdeu o rumo na temporada 2011. O sonho de ser campeão brasileiro praticamente se transformou em pesadelo, já que o time nem está na zona de classificação da Taça Libertadores da América. E a Copa Sul-Americana já virou passado pelos lados no Morumbi. Na partida que marcou a reestreia do técnico Emerson Leão no comando da equipe, as principais peças novamente negaram fogo, o time perdeu por 2 a 0 para o Libertad, no estádio Nicolas Leoz, em Assunção, e foi eliminado da competição. Os paraguaios, que se garantiram nas quartas de final, terão a LDU (ECU) pela frente na próxima fase do torneio.
Para salvar o ano agora, somente uma reação que parece ser improvável no nacional, onde o time não sabe o que é vencer há sete rodadas. No domingo, o time terá um duelo dificílimo pela frente, contra o líder Vasco, em São Januário. Já o Libertad voltará sua atenção para o torneio Clausura do Campeonato Paraguaio, onde enfrentará o Olímpia, no estádio Defensores del Chaco.
Libertad marca no início e Tricolor perde boas chances
Os dois times entraram em campo no estádio Nicolas Leoz com novidades. No Libertad, o técnico Jorge Burruchaga mudou três jogadores em relação a equipe que atuou no Morumbi. Cáceres entrou no meio na vaga de Pouso e Velasquez e Maciel formaram a dupla de ataque, nos lugares de Nuñez e Ramirez. No São Paulo, Leão escalou um time mais ofensivo, sacando Cícero e colocando Marlos para dar mais velocidade ao time que já tinha Lucas, Dagoberto e Luis Fabiano. Também no meio-campo, Carlinhos Paraíba reapareceu entre os titulares.
Gol duvidoso dá vaga ao Libertad no segundo tempo
A partida recomeçou em ritmo bem mais lento. O Libertad, satisfeito com a vantagem, recuou, deu campo ao São Paulo, que no entanto, voltou desajustado para o campo, sem criar absolutamente nada nos primeiros 15 minutos. Com a entrada de Fernandinho, Leão, que fazia cara feia a cada hora que voltava para conversar com Milton Cruz no banco de reservas, desfez a troca que havia feito entre Dagoberto e Lucas e cada um voltou a atuar na sua posição original. Insatisfeito com o desempenho de sua equipe, Jorge Burruchaga mexeu, colocando Civelli na vaga de Maciel. Aos 16, ocorreu o primeiro lance de perigo do segundo tempo, em falta cobrada por Dagoberto e espalmada por Medina pela linha de fundo.
Aos 20,o São Paulo chegou a marcar um gol com Rhodolfo, após cobrança de falta de Dagoberto, mas o lance foi anulado, já que o defensor estava impedido. Logo depois, nova mudança na equipe paraguaia: Gamarra, que ficou um mês se recuperando de lesão no joelho, entrou na vaga de Velasquez. Em seu primeiro lance, o atacante deu passe açucarado para Nuñez, que em posição duvidosa, bateu no canto direito de Rogério Ceni: 2 a 0.
Leão ainda tentou uma última carta, com Cícero na vaga de Marlos. Mas o time, perdido em campo, não deu o menor sinal de recuperação. O Libertad, por sua vez, esperou o tempo passar e, com sua torcida festejando nas arquibancadas, comemorou demais a vaga. Antes do apito final, Juan foi expulso por reclamação.
Vasco faz a festa em cima do
Aurora na Colina e avança às quartas: 8 a 3
Alecsandro faz dois gols, dá uma assistência e é o principal
personagem do jogo. Bernardo (dois), Juninho, Leandro,
Douglas e Allan também marcam
Com juros e correção monetária, o Vasco goleou o Aurora-BOL em ritmo de carnaval por 8 a 3, nesta quarta, em São Januário, e se classificou para as quartas de final da Copa Sul-Americana. A equipe conseguiu inverter a vantagem dos bolivianos, que na partida de ida, em Cochabamba, haviam vencido por 3 a 1, e desta vez terminaram ouvindo a torcida cantar uma paródia "turbinada" da velha marchinha "Aurora". O atacante Alecsandro foi o grande personagem da partida. De vilão, quando perdeu um gol incrível e passou a ser vaiado, ele foi ao posto de herói ao se recuperar e fazer dois gols e dar uma assistência.
Outro destaque vascaíno foi o meia-atacante Bernardo, que fez dois gols, um deles após driblar com estilo dois marcadores e finalizar com uma bomba de pé direito. O time entrou em campo com alguns reservas, apenas quatro titulares. O próximo adversário na Sul-Americana será o Universitário, do Peru.
Agora, a equipe da Colina volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, competição que é líder. Neste domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, encara o São Paulo, o sexto.
Bernado faz golaço; Alecsandro vai de vilão a herói
Diante da necessidade de fazer gols, não restava outra opção ao Vasco que não fosse se lançar ao ataque. E foi isso que o time fez. Desde o apito inicial, pressionou e conseguiu o que estava em seus planos, abrir o placar logo no começo. Aos nove minutos, Bernardo, que havia perdido uma chance clara de cabeça pouco antes, protagonizou um belíssimo lance. O meia driblou dois marcadores e fuzilou o goleiro do Aurora, que não conseguiu defender: 1 a 0.
Como o placar ainda não interessava, o time da Colina seguiu em cima, mas acabou sofrendo um gol improvável. Aos 15 minutos, Douglas chutou em cima da Andaveris na entrada da área e a bola foi parar no ângulo de Fernando Prass, que nada pôde fazer: 1 a 1. O lance teve origem em um gol perdido de forma bisonha pelo atacante Alecsandro, que passou a ser muito vaiado pela torcida, que também pedia a entrada de Elton.
Mas a história do camisa 9 nesta partida estava apenas começando. Nesta altura, ele já tinha feito um gol que foi anulado - corretamente - pela arbitragem e podia também reclamar da sorte. Após um chute forte de Fellipe Bastos, o goleiro Lanz soltou a bola e Alecsandro chutou para o gol. Antes de a bola cruzasse a linha, Andaveris cortou. Um minuto depois, o atacante acertou o travessão em uma cabeçada.
Apesar da pressão, Alecsandro começou a mudar o rumo de sua participação. Aos 38 minutos, o atacante se posicionou bem após bola levantada na área e, de cabeça, mandou para o fundo da rede: 2 a 1. A redenção veio aos 44, quando o camisa 9 aproveitou cruzamento de Julinho e, mais uma vez de cabeça, venceu o goleiro Lanz: 3 a 1 e pazes feitas com a torcida cruz-maltina.
O Vasco jogou com um atleta a mais desde os 35 minutos depois que Galindo, que fez duas faltas duríssimas em Fagner, foi expulso. A equipe boliviana protagonizou alguns lances violentos durante a primeira etapa.
Vasco faz mais cinco e assegura a classificação
Vasco faz mais cinco e assegura a classificação
Na volta para o vestiário, o time cruz-maltino não deixou o ritmo cair e foi em busca do gol que lhe daria a classificação sem a necessidade dos pênaltis. De cabeça, Nilton quase marcou, mas foi Leandro que balançou a rede, e com participação decisiva de Alecsandro. O camisa 9 deu ótimo passe para o companheiro, que dominou e chutou alto na saída do goleiro do Aurora: 4 a 1. O gol foi o suficiente para incendiar a torcida, que passou a gritar que o time será campeão.
Satisfeito com o placar e com um homem a mais, o Vasco diminui o ritmo e passou a trocar mais passes curtos. O Aurora pouco saía do campo de defesa, mas em um dos ataques que organizou levou perigo ao gol de Fernando Prass. Andaveris mandou de cabeça e a bola passou rente à trave direita do goleiro. Então, para tentar liquidar a fatura de vez, o Vasco voltou ao ataque e marcou seu quinto gol. Fagner invadiu a área pela direita e foi derrubado por Mendez. Juninho assumiu a responsabilidade da cobrança e bateu firme no canto direito: 5 a 1.
Apesar do sentimento de dever cumprido por parte dos vascaínos, ainda havia mais emoção pela frente. Aos 26, após bola levantada na área, Sanjurjo foi atingido por Prass antes de finalizar. O árbitro marcou pênalti, que foi convertido por Diomédes Peña. Passado o susto, o Vasco colocou a bola no chão e mais uma vez fez valer maior categoria. Aos 32 minutos, Allan tocou para Juninho, que lançou Bernardo. O meia pegou de primeira e mandou para o fundo da rede: 6 a 2. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.
Ainda tinha tempo para mais festa. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio do lado esquerdo, Douglas desviou e fez seu primeiro gol pelo Vasco. Antes do fim da partida os bolivianos ainda conseguiram diminuir o prejuízo. Aos 42, Segovia apareceu de frente para o goleiro Fernando Prass e, na base da raça, fez o gol: 7 a 3. Para não deixar por menos, Allan fez mais um para o Vasco, aos 47. Ele recebeu, deixou o marcador na saudade e chutou com precisão. Fim de jogo 8 a 3 para o Vasco.
Bota joga mal, é goleado pelo
Santa Fé e está eliminado da Sul-Americana
Equipe alvinegra abusa dos erros e perde por 4 a 1. Partida é marcada
por invasão de campo e 'olé' de um cachorro por cerca de cinco minutos
Com um time misto e desentrosado, o Botafogo foi facilmente goleado por 4 a 1 pelo Santa Fé, nesta terça-feira, em Bogotá, na Colômbia, e está eliminado da Copa Sul-Americana. O jogo de ida, no Engenhão, havia terminado 1 a 1. Diante dos muitos erros de saída de bola e na marcação, o Alvinegro facilitou - e muito - a vida dos colombianos. Durante parte do primeiro tempo, o time até conseguiu boas jogadas, mas Caio perdeu três chances claras de marcar.
Os botafoguenses tiveram bastante dificuldade na altitude de 2.600m. O atacante Alexandre Oliveira, que entrou no decorrer do jogo, foi o autor do gol de honra. A cena mais curiosa da partida foi a invasão de campo de um cachorro, que ficou em campo durante cerca de cinco minutos driblando os jogadores e os funcionários que tentavam tirá-lo do gramado. Nas quartas de final, o Santa Fé vai encarar o Vélez Sarsfield, que eliminou o Universidad Católica.
Bota facilita a vida dos colombianos
O início da partida foi um show de erros do Botafogo, e o Santa Fé soube se aproveitar do desentrosamento alvinegro. Logo aos dois minutos os colombianos abriram o placar. Cortês vacilou na saída de bola, Pérez enganou Fábio Ferreira e tocou para Rodas, de cara para o gol, só empurrar para o fundo da rede: 1 a 0. A zaga toda ficou parada pedindo impedimento, já que o atleta adversário estava um pouco à frente da linha da defesa. O apagão do Bota seguiu e o Santa Fé não perdoou. Aos oito, a equipe da casa ampliou sua vantagem. Após nova bobeira em erro de passe, Pérez recebeu livre na entrada da área e mandou um chute certeiro no cantinho do gol: 2 a 0.
Bota facilita a vida dos colombianos
O início da partida foi um show de erros do Botafogo, e o Santa Fé soube se aproveitar do desentrosamento alvinegro. Logo aos dois minutos os colombianos abriram o placar. Cortês vacilou na saída de bola, Pérez enganou Fábio Ferreira e tocou para Rodas, de cara para o gol, só empurrar para o fundo da rede: 1 a 0. A zaga toda ficou parada pedindo impedimento, já que o atleta adversário estava um pouco à frente da linha da defesa. O apagão do Bota seguiu e o Santa Fé não perdoou. Aos oito, a equipe da casa ampliou sua vantagem. Após nova bobeira em erro de passe, Pérez recebeu livre na entrada da área e mandou um chute certeiro no cantinho do gol: 2 a 0.
E, o Botafogo leva mais 2 gols, faz o de honra, vê um cachorro desfilar no gramado do El Campín e se despede da competição Sul-Americana, de forma melancólica, com uma goleada de 4x1.
Com time misto, Bota encara
altitude e o Santa Fé por vaga nas quartas
Time alvinegro precisa de uma vitória simples ou então empatar
por dois ou mais gols para avançar na Copa Sul-Americana
O técnico Caio Júnior decidiu deixar alguns titulares no Rio, mas nem por isso abriu mão de conquistar a vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Por isso, o Botafogo entra em campo nesta terça, contra o Santa FÉ (COL), buscando a vitória para avançar na competição. Como as duas equipes empataram em 1 a 1 no jogo de ida, o Glorioso se classifica se ganhar o duelo de volta ou se empatar por dois ou mais gols de diferença. O jogo será disputado no estádio El Campín a partir das 22h10m (horário de Brasília).
Para se classificar, o Botafogo terá que suportar não só a altitude de 2600m, como também a pressão da torcida adversária. Para o Santa Fé, a Sul-Americana é o torneio mais importante do momento e, por isso, os torcedores prometem estar em bom número no estádio. Até esta segunda, cerca de 12 mil ingressos já haviam sido vendidos.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real, a partir das 21h40m e o Sportv transmite ao vivo o duelo.
Santa Fé: ao contrário de Caio Júnior, o técnico Wilson Gutiérrez vai de força máxima contra o Botafogo. O treinador não fez mistério e confirmou a volta de três titulares que foram poupados na vitória sobre o Cucuta, na última sexta, pelo Campeonato Colombiano. Com isso, o Santa Fé começa o jogo com Camilo Vargas, Alejandro Bernal, German Centurión, Francisco Mesa, Hugo Acosta; Gerardo Bedoya, Juan Carlos Quintero, Yulián Anchico, Jonathan Copete; Omar Pérez e Óscar Rodas.
Santa Fé: ao contrário de Caio Júnior, o técnico Wilson Gutiérrez vai de força máxima contra o Botafogo. O treinador não fez mistério e confirmou a volta de três titulares que foram poupados na vitória sobre o Cucuta, na última sexta, pelo Campeonato Colombiano. Com isso, o Santa Fé começa o jogo com Camilo Vargas, Alejandro Bernal, German Centurión, Francisco Mesa, Hugo Acosta; Gerardo Bedoya, Juan Carlos Quintero, Yulián Anchico, Jonathan Copete; Omar Pérez e Óscar Rodas.
Botafogo: Caio Júnior deixou alguns titulares no Rio de Janeiro, para poupa-los para o jogo contra o Cruzeiro, no próximo sábado. Com isso, a equipe que vai a campo estará um pouco modificada em relação à que vem jogando no Brasileiro. O time deve ser escalado com: Jefferson, Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Léo, Elkeson e Felipe Menezes; Caio e Alex.
Santa Fé: o único desfalque da equipe colombiana será o volante Juan Roa. Com um forte quadro viral, o jogador, que enfrentou o botafogo no Engenhão, deve ficar afastado do time por quase um mês.
Botafogo: Loco Abreu, Herrera, Maicosuel, Renato, Alessandro e Antônio Carlos foram poupados. Lucas Zen ainda não voltou do Pan-Americano.
Santa Fé: o único desfalque da equipe colombiana será o volante Juan Roa. Com um forte quadro viral, o jogador, que enfrentou o botafogo no Engenhão, deve ficar afastado do time por quase um mês.
Botafogo: Loco Abreu, Herrera, Maicosuel, Renato, Alessandro e Antônio Carlos foram poupados. Lucas Zen ainda não voltou do Pan-Americano.
Santa Fé: autor do gol do Santa Fé no Engenhão, Omar Pérez é o jogador mais conhecido e perigoso da equipe colombiana. Com passagem pelo Boca Júniors, o meia-atacante argentino, de 30 anos, é responsável pela criação do time e ainda costuma deixar seus golzinhos.
Botafogo: Caio tem jogado bem nas últimas vezes que teve oportunidade. O atacante chamou para si a responsabilidade de fazer os gols da classificação alvinegra.
Botafogo: Caio tem jogado bem nas últimas vezes que teve oportunidade. O atacante chamou para si a responsabilidade de fazer os gols da classificação alvinegra.
Wilson Gutiérrez, técnico do Santa Fé: "Por ter trazido o empate do primeiro jogo, a ideia é ganhar. Devemos nos preocupar. Será um jogo aberto. Por isso vamos com a proposta de tentar resolver desde o início".
Caio, atacante do Botafogo: "Devo formar a dupla de ataque com o Alex, então entrosamento não vai ser problema. A gente já mostrou isso contra o Bahia. O Loco até passou por mim e disse que eu tinha que fazer os gols para classificar o time. Mas eu gosto dessa responsabilidade e sei que o Alex gosta também. Tenho certeza que vamos dar conta do recado."* O Santa Fé (COL) nunca chegou às quartas de final da Sul-Americana. Sua melhor campanha foi no ano passado, quando foi eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas.
* O Botafogo tem excelente retrospecto contra equipes colombianas. Em toda a história, o Alvinegro disputou 36 partidas contra times da Colômbia, com 28 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
* O Botafogo disputa pela quinta vez a Copa Sul-Americana. Em 2006, em sua primeira participação, a equipe carioca não passou da fase brasileira, eliminado pelo Fluminense nos pênaltis, após dois empates por 1 a 1. Em 2007, passou pelo Corinthians na fase brasileira (3 a 1 e 2 a 1), mas foi eliminado pelo River Plate nas oitavas de final. Em 2008, a equipe carioca passou por Atlético-MG e América de Cali-COL, mas foi eliminada pelo Estudiantes-ARG nas quartas de final. Finalmente, em 2009, o carrasco botafoguense foi o Cerro Porteño-PAR, nas quartas de final.
O último encontro entre Botafogo e Santa Fé aconteceu há duas semanas, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com o time repleto de reservas, o clube carioca foi surpreendido no Engenhão e saiu atrás no placar, com um gol de Osmar Pérez. O Alvinegro chegou ao empate no segundo tempo com uma dupla que saiu do banco. Com passe de Elkeson, Caio ,marcou o gol do Glorioso, aos 21 minutos da etapa final.
O último encontro entre Botafogo e Santa Fé aconteceu há duas semanas, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com o time repleto de reservas, o clube carioca foi surpreendido no Engenhão e saiu atrás no placar, com um gol de Osmar Pérez. O Alvinegro chegou ao empate no segundo tempo com uma dupla que saiu do banco. Com passe de Elkeson, Caio ,marcou o gol do Glorioso, aos 21 minutos da etapa final.
24/10/2011 18h07
Luxa só relaciona 15 para viagem
ao Chile, e Deivid perde o free shop
Atacante gostaria de lutar pela vaga e aproveitar ida a Santiago para fazer compras, mas fica fora. Dos titulares absolutos, só Léo Moura e Willians viajam
O técnico Vanderlei Luxemburgo revelou nesta segunda-feira a lista de relacionados do Flamengo para a viagem a Santiago, onde o time enfrenta nesta quarta-feira a Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana. Praticamente sem chances na competição (perdeu o jogo de ida por 4 a 0), o Fla só vai levar 15 atletas para a partida. Dos titulares absolutos, apenas Léo Moura e Willians.
Maldonado e Negueba, que começaram jogando contra o Santos (empate por 1 a 1, domingo), estão na relação de atletas, uma vez que cumprem suspensão na próxima rodada do Brasileiro (jogo contra o Grêmio). Por outro lado, os jovens Muralha, Thomás e Adryan não estão inscritos na Copa Sul-Americana e não viajam. Expulso na primeira partida contra os chilenos, Airton cumprirá suspensão.
Em entrevista antes da divulgação dos relacionados, o atacante Deivid disse que gostaria de estar na viagem por um motivo em particular.
- Quero pegar um free shop - brincou o atacante, admitindo em seguida a dificuldade do Fla em conseguir reverter a situação - A vantagem do adversário é muito boa. É difícil, mas tudo pode acontecer em 90 minutos. Da mesma forma que fizeram quatro gols, podemos fazer. Temos de honrar a camisa do Flamengo. Mas não somos bobos de dizer que a missão é fácil e enganar o torcedor. Trata-se de um grande adversário - acrescentou o camisa 9.
Treino desta segunda
Nesta segunda, os titulares no empate diante do Santos fizeram apenas trabalho regenerativo na academia. Os demais, incluindo Ronaldinho e Thiago Neves, fizeram treinamento em meio campo. Luxa comandou um minicoletivo, com duas equipes de oito jogadores na linha e um no gol.
A delegação viaja para o Chile na tarde desta terça-feira. Antes disso, pela manhã, os jogadores ainda fazem um treinamento no Ninho do Urubu, às 10h. A bola rola para Universidad de Chile x Flamengo às 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira. Para se classificar, o Flamengo precisa vencer por ao menos quatro gols de diferença (se o fizer por 4 a 0, ainda tem de ganhar na decisão por pênaltis).
Confira a lista completa de relacionados:
Goleiros: Paulo Victor e Vinícius. - Laterais: Léo Moura, Galhardo e Rodrigo Alvim.
Zagueiros: David Braz, Gustavo e Ronaldo Angelim. - Volantes: Maldonado e Willians.
Meias: Fierro e Vander. - Atacantes: Negueba, Diego Maurício e Jael.
Zagueiros: David Braz, Gustavo e Ronaldo Angelim. - Volantes: Maldonado e Willians.
Meias: Fierro e Vander. - Atacantes: Negueba, Diego Maurício e Jael.
São Paulo fala que Leão pode
seguir em 2012, mas mira Autuori e Muricy
Contrato do treinador termina em 31 de dezembro, e diretoria vai
esperar pela movimentação do mercado antes de definir uma
renovação de vínculo
Ele não era o homem dos sonhos do presidente Juvenal Juvêncio e não fazia parte da lista do vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes. Mas o momento pedia alguém com as características de Emerson Leão no São Paulo. A falta de vibração mostrada pela equipe, que se acentuou com a saída do técnico Adilson Batista, exigiu a chegada de um técnico com fama de disciplinador, para assumir a missão de dar a resposta desejada em curto espaço de tempo. Com contrato até 31 de dezembro deste ano, o novo treinador diz que pretende continuar em 2012, e o clube, oficialmente, ressalta o interesse na permanência do comandante. No entanto, a verdade é que a situação é bem diferente. (Veja no vídeo acima os melhores momentos da coletiva de apresentação do novo treinador)
Leão só assinou até 31 de dezembro porque o São Paulo mantém seu desejo de contar com outro nome na próxima temporada. É claro que a favor do atual técnico contará a vaga na Libertadores do próximo ano ou até o título da Copa Sul-Americana. Mas Paulo Autuori, como primeira opção, e Muricy Ramalho, mais remotamente, são os alvos da diretoria.
O primeiro hoje não tem como se desligar a seleção olímpica do Catar. No entanto, em dezembro, ocorrerá o Pré-Olímpico que determinará quais seleções do continente disputarão o torneio de futebol em Londres. Se a seleção tiver êxito, ele ficará impossibilitado de sair. Caso contrário, estará livre para voltar ao Brasil e não teria a menor dificuldade em acertar o seu retorno ao clube onde conquistou os títulos da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa em 2005.
Caso Autuori não saia, o clube ainda vai observar a situação de Muricy Ramalho no Santos. Em caso de insucesso no mundial do Japão em dezembro, ele poderia deixar o clube, com quem tem contrato até maio de 2012. Atualmente, o treinador está de licença médica em casa se recuperando de uma hérnia de disco. Ele esteve internado até o último domingo no hospital São Luiz, onde recebeu a visita do amigo e auxiliar técnico do Tricolor, Milton Cruz.
A diretoria, oficialmente, diz que contratou Leão após seguir o seu planejamento.
- Havíamos dito inicialmente que o Milton ficaria dois ou três jogos e, nesse período, faríamos uma análise na qual veríamos se o problema se restringiria apenas à troca do comando técnico. Após observarmos, decidimos que, para esse momento, o profissional que melhor se adequava era o Leão. Ele só assinou até dezembro porque o São Paulo prefere que os contratos terminem no fim do ano. O fato dele ter vínculo até dezembro ou por dez anos não faz a menor diferença porque não existe multa no contrato. Em dezembro, voltaremos a conversar – afirmou o vice de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.
O dirigente, inclusive, diz que Leão tem tudo para fazer carreira longa no São Paulo.
- Se o Leão conseguir os resultados, a nossa intenção é que ele atinja o objetivo de se aposentar aqui dentro do São Paulo, bem como ele disse - ressaltou.
O treinador, por sua vez, sabe que somente bons resultados nesses dois meses de contrato poderão fazer a diferença para que ele permaneça em 2012. Por enquanto, ele não mostra preocupação.
- Sobre o ano que vem, depende desse ano. Cada um tem que demonstrar no dia a dia a qualidade, o resultado. O São Paulo me conhece, eu conheço parte do São Paulo. Nós temos que unir essas duas forças e adiar qualquer pessimismo. O pensamento é fechar com chave de ouro. E se é assim, não é a curto prazo – lembrou Leão que, quando saiu em 2005, disse que voltaria um dia para completar sua história no time do Morumbi.
Alemão da RBR igualou Senna e Prost neste sábado. Alemão está a apenas uma de empatar com Mansell em 1992. Massa bate no fim e larga em sexto
Após perder a pole no GP da Coreia do Sul e ver sua série interrompida em 2011, Sebastian Vettel entrou no primeiro treino classificatório da Fórmula 1 na Índia mordido. O alemão dominou todos os trechos da sessão no Buddh International Circuit e vai largar na primeira posição pela 13ª vez no ano. Com uma excelente volta, de 1m24s178, o bicampeão antecipado retomou a hegemonia dos sábados nesta temporada. Segundo colocado na sessão, Hamilton vai largar apenas em quinto, após ter sido punido com três posições nos treinos livres de sexta-feira por ter ignorado bandeiras amarelas e não ter diminuído durante um período de perigo na pista. O australiano Mark Webber, companheiro do alemão na RBR, subiu para a primeira fila.
Vettel chegou à 28ª pole da carreira e está a apenas uma de igualar a marca de 14 em uma temporada, do "Leão" Nigel Mansell em 1992 com a Williams. Em 2011, ele igualou as marcas de Ayrton Senna em 1988 e 1989 e do francês Alain Prost em 1993, que fizeram marcaram 13 em cada ano. A largada do GP da Índia está marcada para as 7h30m (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo e em Tempo Real com vídeos no GLOBOESPORTE.COM.
Felipe Massa sofreu uma quebra na suspensão no fim do treino e vai largar apenas em sexto. Ele acertou uma "tartaruga", item colocado após a zebra para impedir que os pilotos cortem caminho, e acabou batendo. O brasileiro da Ferrari escapou ileso, mas não teve a oportunidade de fazer sua volta mais rápida. Ele ficou três posições atrás do companheiro Fernando Alonso, que fez o quarto tempo, mas subiu para terceiro com a punição a Hamilton.
Os outros dois brasileiros acabaram eliminados na segunda parte do treino (Q2). Bruno Senna teve problemas com o acerto de sua Renault-Lotus, modificado pela equipe pouco antes da sessão e sai em 14º, beneficiado pela punição ao companheiro Vitaly Petrov, que perdeu cinco posições no grid após acertar Schumacher no GP da Coreia do Sul. O russo caiu para 16º. Já Rubens Barrichello, da Williams, chegou ao limite do carro e foi o 15º, duas atrás de Pastor Maldonado.
Schumacher escapa no último segundo no Q1
A primeira parte do treino classificatório (Q1) viu o drama de Michael Schumacher no fim. Após errar em uma de suas tentativas, o alemão viu sua classificação para o Q2 ser decidida apenas com o cronômetro zerado. Mesmo atrapalhado por uma Hispania, ele conseguiu um bom tempo e conseguiu a vaga com folga. Outro que quase viu a zebra passear no Buddh International Circuit foi Jenson Button, da McLaren. Mas o inglês arrancou o terceiro tempo no primeiro trecho.
Quem não resistiu à eliminação foi o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber. Ele se juntou aos pilotos das equipes nanicas entre os eliminados. Timo Glock, da MVR, teve problemas de câmbio e não conseguiu um tempo suficiente para largar. Ele depende agora da decisão dos comissários na Índia. Já Daniel Ricciardo, da Hispania, teve de trocar o câmbio e caiu para a última posição.
Senna e Barrichello caem na segunda parte
Após conseguirem bons desempenhos no Q1, Bruno Senna e Rubens Barrichello não conseguiram avançar à superpole. O brasileiro da Renault-Lotus ainda tentou uma volta no fim, mas teve de se contentar apenas com a 14ª posição. Já o piloto da Williams teve problemas de desempenho com o carro da equipe inglesa e foi o 15ª. Ambos subiram um posto após a penalização a Vitaly Petrov, que perdeu cinco postos no grid por um acidente na Coreia do Sul.
Michael Schumacher, da Mercedes, tentou arriscar uma volta no fim, assim como no Q1, mas não obteve sucesso. Quem se deu mal nesta parte foi o mexicano Sergio Pérez, da Sauber. Após ter sido punido pelo mesmo motivo de Hamilton na sexta-feira, ele caiu da 17ª para a 20ª posição.
Confira o grid de largada do GP da Índia, em Nova Déli:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m24s178
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m24s508
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s519
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s950
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s474 (punido em 3 posições)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m25s122
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m25s451
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - sem tempo
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - sem tempo
10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - sem tempo
Eliminados na segunda parte do treino:
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m26s337
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m26s503
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m26s537
14 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - 1m26s651
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m27s247
16 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m26s319 (punido em 5 posições)
Eliminados na primeira parte do treino:
17 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m27s876
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m28s565
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m28s752
20 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m27s562 (punido em 3 posições)
21 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m30s866
22 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m30s216 (punido em 5 posições)
23 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m30s238 (punido em 5 posições)
24 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m34s046 (acima dos 107% do Q1.
Gustavo Kuerten recebe prêmio
internacional de 'Campeão pela Paz'
Brasileiro também é agraciado com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação
Em apenas 24 horas, Gustavo Kuerten adicionou dois prêmios para seu currículo. Em Mônaco, o príncipe Albert II anunciou, na noite desta quinta-feira, o nome de Guga como o 'Campeão pela Paz', uma categoria inédita na premiação anual da Organização pela Paz e pelo Esporte. Guga foi escolhido por um júri composto por personalidades do esporte de todo mundo - entre eles, o atual número 1 do mundo do tênis, o sérvio Novak Djokovic.
- É uma grande honra para mim e para a minha família receber o prêmio Campeão pela Paz, porque nós realmente acreditamos que o esporte pode fazer a diferença. Trabalhamos dessa forma, dia-a-dia no IGK (Instituto Guga Kuerten, projeto social do tenista), para dar às crianças esperança e sonhos. Nossa proposta é transformar a vida dos educandos, através da inclusão social, trabalhando os valores com centenas de crianças que já passaram pelos projetos do IGK nos últimos onze anos - disse o tricampeão de Roland Garros.
Na noite de quarta, Guga esteve em Brasília, Câmara dos Deputados, para receber ao lado da mãe, Alice Kuerten, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Durante a cerimônia de entrega da premiação, Guga e a presidente do IGK receberam a medalha e o diploma de Menção Honrosa pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto Guga Kuerten.
O prêmio Darcy Ribeiro é concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura a três pessoas ou entidades que se destacam na defesa e na promoção da educação no país.
- Prêmios como este é que dão força para que o IGK continue. O sonho e o trabalho do IGK alimentam os sonhos dessas crianças- reforçou Guga.
Alemão da RBR igualou Senna e Prost neste sábado. Alemão está a apenas uma de empatar com Mansell em 1992. Massa bate no fim e larga em sexto
Após perder a pole no GP da Coreia do Sul e ver sua série interrompida em 2011, Sebastian Vettel entrou no primeiro treino classificatório da Fórmula 1 na Índia mordido. O alemão dominou todos os trechos da sessão no Buddh International Circuit e vai largar na primeira posição pela 13ª vez no ano. Com uma excelente volta, de 1m24s178, o bicampeão antecipado retomou a hegemonia dos sábados nesta temporada. Segundo colocado na sessão, Hamilton vai largar apenas em quinto, após ter sido punido com três posições nos treinos livres de sexta-feira por ter ignorado bandeiras amarelas e não ter diminuído durante um período de perigo na pista. O australiano Mark Webber, companheiro do alemão na RBR, subiu para a primeira fila.
Vettel chegou à 28ª pole da carreira e está a apenas uma de igualar a marca de 14 em uma temporada, do "Leão" Nigel Mansell em 1992 com a Williams. Em 2011, ele igualou as marcas de Ayrton Senna em 1988 e 1989 e do francês Alain Prost em 1993, que fizeram marcaram 13 em cada ano. A largada do GP da Índia está marcada para as 7h30m (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo e em Tempo Real com vídeos no GLOBOESPORTE.COM.
Felipe Massa sofreu uma quebra na suspensão no fim do treino e vai largar apenas em sexto. Ele acertou uma "tartaruga", item colocado após a zebra para impedir que os pilotos cortem caminho, e acabou batendo. O brasileiro da Ferrari escapou ileso, mas não teve a oportunidade de fazer sua volta mais rápida. Ele ficou três posições atrás do companheiro Fernando Alonso, que fez o quarto tempo, mas subiu para terceiro com a punição a Hamilton.
Os outros dois brasileiros acabaram eliminados na segunda parte do treino (Q2). Bruno Senna teve problemas com o acerto de sua Renault-Lotus, modificado pela equipe pouco antes da sessão e sai em 14º, beneficiado pela punição ao companheiro Vitaly Petrov, que perdeu cinco posições no grid após acertar Schumacher no GP da Coreia do Sul. O russo caiu para 16º. Já Rubens Barrichello, da Williams, chegou ao limite do carro e foi o 15º, duas atrás de Pastor Maldonado.
Schumacher escapa no último segundo no Q1
A primeira parte do treino classificatório (Q1) viu o drama de Michael Schumacher no fim. Após errar em uma de suas tentativas, o alemão viu sua classificação para o Q2 ser decidida apenas com o cronômetro zerado. Mesmo atrapalhado por uma Hispania, ele conseguiu um bom tempo e conseguiu a vaga com folga. Outro que quase viu a zebra passear no Buddh International Circuit foi Jenson Button, da McLaren. Mas o inglês arrancou o terceiro tempo no primeiro trecho.
Quem não resistiu à eliminação foi o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber. Ele se juntou aos pilotos das equipes nanicas entre os eliminados. Timo Glock, da MVR, teve problemas de câmbio e não conseguiu um tempo suficiente para largar. Ele depende agora da decisão dos comissários na Índia. Já Daniel Ricciardo, da Hispania, teve de trocar o câmbio e caiu para a última posição.
Senna e Barrichello caem na segunda parte
Após conseguirem bons desempenhos no Q1, Bruno Senna e Rubens Barrichello não conseguiram avançar à superpole. O brasileiro da Renault-Lotus ainda tentou uma volta no fim, mas teve de se contentar apenas com a 14ª posição. Já o piloto da Williams teve problemas de desempenho com o carro da equipe inglesa e foi o 15ª. Ambos subiram um posto após a penalização a Vitaly Petrov, que perdeu cinco postos no grid por um acidente na Coreia do Sul.
Michael Schumacher, da Mercedes, tentou arriscar uma volta no fim, assim como no Q1, mas não obteve sucesso. Quem se deu mal nesta parte foi o mexicano Sergio Pérez, da Sauber. Após ter sido punido pelo mesmo motivo de Hamilton na sexta-feira, ele caiu da 17ª para a 20ª posição.
Confira o grid de largada do GP da Índia, em Nova Déli:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m24s178
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m24s508
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s519
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s950
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s474 (punido em 3 posições)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m25s122
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m25s451
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - sem tempo
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - sem tempo
10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - sem tempo
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m24s508
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s519
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s950
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s474 (punido em 3 posições)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m25s122
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m25s451
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - sem tempo
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - sem tempo
10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - sem tempo
Eliminados na segunda parte do treino:
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m26s337
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m26s503
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m26s537
14 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - 1m26s651
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m27s247
16 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m26s319 (punido em 5 posições)
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m26s337
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m26s503
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m26s537
14 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - 1m26s651
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m27s247
16 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m26s319 (punido em 5 posições)
Eliminados na primeira parte do treino:
17 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m27s876
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m28s565
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m28s752
20 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m27s562 (punido em 3 posições)
21 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m30s866
22 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m30s216 (punido em 5 posições)
23 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m30s238 (punido em 5 posições)
24 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m34s046 (acima dos 107% do Q1.
17 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m27s876
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m28s565
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m28s752
20 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m27s562 (punido em 3 posições)
21 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m30s866
22 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m30s216 (punido em 5 posições)
23 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m30s238 (punido em 5 posições)
24 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m34s046 (acima dos 107% do Q1.
Gustavo Kuerten recebe prêmio
internacional de 'Campeão pela Paz'
Brasileiro também é agraciado com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação
Em apenas 24 horas, Gustavo Kuerten adicionou dois prêmios para seu currículo. Em Mônaco, o príncipe Albert II anunciou, na noite desta quinta-feira, o nome de Guga como o 'Campeão pela Paz', uma categoria inédita na premiação anual da Organização pela Paz e pelo Esporte. Guga foi escolhido por um júri composto por personalidades do esporte de todo mundo - entre eles, o atual número 1 do mundo do tênis, o sérvio Novak Djokovic.
- É uma grande honra para mim e para a minha família receber o prêmio Campeão pela Paz, porque nós realmente acreditamos que o esporte pode fazer a diferença. Trabalhamos dessa forma, dia-a-dia no IGK (Instituto Guga Kuerten, projeto social do tenista), para dar às crianças esperança e sonhos. Nossa proposta é transformar a vida dos educandos, através da inclusão social, trabalhando os valores com centenas de crianças que já passaram pelos projetos do IGK nos últimos onze anos - disse o tricampeão de Roland Garros.
Na noite de quarta, Guga esteve em Brasília, Câmara dos Deputados, para receber ao lado da mãe, Alice Kuerten, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Durante a cerimônia de entrega da premiação, Guga e a presidente do IGK receberam a medalha e o diploma de Menção Honrosa pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto Guga Kuerten.
O prêmio Darcy Ribeiro é concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura a três pessoas ou entidades que se destacam na defesa e na promoção da educação no país.
- Prêmios como este é que dão força para que o IGK continue. O sonho e o trabalho do IGK alimentam os sonhos dessas crianças- reforçou Guga.
* Por Orady Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário